29
jun
10

Caetano & Os Mutantes (Ao Vivo Na Sucata) – 1968

Olá caros amigos, antes de dar início a um post curto, porém daquele jeito, venho pedir desculpas pela ausência não intencional. Dias de prova, TCC, essas coisas. Agora, pegando rumo das férias, esse blog tem planos, e os aguarde.

Hoje nos encontramos em 68. Revoltas estudantis em Paris, Tropicália em ascenção, e Os Mutantes, e Caetano Veloso com seus primeiros LP’s lançados. Todos já cabeludos, e lotados de guitarras violentas ! Tirando o Rock psicodélico que nasceu em 67 e está desabrochando agora com todo o pessoal da Europa e América do Norte, Eletric Ladyland e afins. Aqui no Brasil, em Outubro, Cae, Gil E Mutantes foram chamados para uma temporada de Shows na fatídica Boate Sucata, no Rio, aonde aconteceu uma passagem aonde Gil e Cae teriam desrespeitado o Hino e Bandeira nacionais, causas de seus exílios. (Cof Cof.)

Enfim, cá vamos nós.

Caetano Veloso & Os Mutantes (Ao Vivo na Sucata) – 1968

Mais Deus está solto !

Um marco, mesmo só tendo quatro músicas, e sendo díficil de achar.

1-A Voz Do Morto:
-Já começando com vaias e fortes batidas, A Voz Do Morto, composição também de Cae e Gil, só achada nesse compacto, faz um contra-peso com a música A Voz Do Vivo, do disco de Gil de 1969. A música, fazendo um calmoprotesto civil, mostra Gil com uma percussão, Caetano com um vocal perfeito, e Os Mutantes com backin’ vocais lindinhos, ao estilo Lee da coisa, baixo em linha com a guitarra; Por sua vez com um wah-wah ensurdecedor. Ainda se ouve uma menina pedindo o bis de “Alegria Alegria.” Som magnífico. Perfeito em todas as harmonias, tirando as sensacionais viradas de bateria. Ao fundo ainda pode-se ouvir, um parabéns para você, muito interessante. De 0 a 10 ? 9,25.

2-Baby:
-Acabando a baderna da música anterior, puxando um tema mais calmo, e afinando a Guitarra, Sérgio Dias mostra pro que veio, cantando Baby, em um tom mais elevado, em E (Mi.), Gil faz uma introdução vocal e logo puxa a batida calma da bateria, com os micro-solos do Sérgio, e as vozes, com um violão humilde, para o Centro: Cae cantando, angelicalmente uma das versões mais lindas de suas músicas. De 0 a 10 ? 8,75.

3-Saudosismo:
-Outra música que é de Cae, e se encontra no álbum da Gal de 68. Começando calma com assovios e pedidos de silêncio, com uma batida bossa-nova, fazendo citações a própria bossa-nova, sambas , Wilson Simonal e afins, bem tímida e calma, ela atinge o seu ápice, nos últimos dez segundos. Uma total baderna tropicalista. De 0 a 10 ? 8,5.

4-Marcianista:
-Pela contagem de Arnaldo (?), começa uma versão de uma música latina muito intesa, carregado de feelin’ próprio. Com batidas de palmas e violão no estilo guaraña, e logo depois uma melodia “moderna” e um baixo estupefante, começamos assim nossa última música. Falando de um homem desesperado, que procura um amor em Marte, ou em qualquer lugar, com solos intensos em efeitos Fuzz, e baixo em linha, com uma bateria forte, a voz de Cae se altera, ás vezes forte, outras humilde, noutras submissa a melodia. Como sempre, a bangunça tropicalista está no meio dessa música, dentre as partes do refrão, sendo feito pela melodia, já que se altera o refrão. Logo depois de um louco discurso de Cae, a música fica violenta, e acaba com um pequenino “Uau” de Rita Lee Jones. Um final totalmente FODA ! De 0 a 10 ? 9,75.

E com esse disco/compacto raro, nos vemos no próximo post chicoteador. Até a visa amigo.


2 Responses to “Caetano & Os Mutantes (Ao Vivo Na Sucata) – 1968”


  1. 1 hebrinks
    junho 29, 2010 às 9:49 PM

    a beleza dessa música, é a face invisível da Lua.. os mistérios da música de Júpiter. há muita kriptonita no ar.. verde e vermelha também.. mas Deus está solto! UIA

  2. junho 29, 2010 às 9:52 PM

    Uau…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Alfarrábios

junho 2010
S T Q Q S S D
« maio    
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Assine nossas News !

Junte-se a 2 outros seguidores

Archivos !

Os 5 Mais.


%d blogueiros gostam disto: